sexta-feira, 24 de março de 2017

Os passarinhos e um inquérito

Fez-se um céu negro de repente, caiu granizo e ventou. Ficou tudo branco, gelado, frio, de arrepiar...
Dois passarinhos  tinham parado de cantar na árvore da frente.
Ficaram encolhidos, um juntinho ao outro, escondiam-se do mau tempo no meio do entrelaçado dos ramos da árvore.
Fiquei a vê-los da janela enquanto o céu despejava calhaus de gelo...
Eram tão lindos os passarinhos! Seriam um casal? Que pena vê-los assim tão vulneráveis quando cantavam tão bem ainda há pouquinho!
Seria a casa deles aquela árvore? Ou só vinham passear e ali pousaram?
O granizo parou, deu lugar a bátegas de água incessantes, que faziam rios no meio das pedras de gelo. 
A água do beiral parecia querer furar o chão que tinha debaixo de si. 
O vento agitou a árvore já despenteada pela chuva. Deixei de ver os passarinhos, enquanto a chuva dobrava de intensidade. Estariam mais escondidos? Caídos no chão? 
O canto do telefone assustou-me, entretanto. Fui atende-lo, trouxe-o para a janela e fui respondendo a um inquérito algo maçador. Costumo fazê-lo com gosto sempre imaginando que estou a ajudar quem me liga porque foi o trabalho que arranjou...
Mas aquele inquérito depressa começou a incomodar a minha paciência. Fui respondendo quase à toa e contrafeita, quando me animei por avistar de novo os passarinhos. Ah, tinham-se escondido melhor! E conforme a chuva mingou e até parar foram abrindo as asas, sacudindo as penas e dando saltinhos de ramo em ramo. "Olá passarinhos!" "Ainda bem que estão aí!" "Estou feliz por estarem bem!"
Os meus pensamentos atrapalharam um pouco as respostas ao inquérito, o meu interlocutor repetiu duas vezes a mesma pergunta. Respondi que não sabia, sem querer pensar mais na resposta. Ele insistiu, não satisfeito. Então?! Eu não podia não saber?
Num esforço de concentração procurei justificar-me a mim própria. Sim, estavam a incomodar-me mas eu costumava responder a tudo, só para ser gentil, só para me sentir útil a quem só conseguira aquele tipo de trabalho! Mas o meu interlocutor falou-me de distrações, maçou-me com repetições, moeu-me a minha paciência, deixou-se de gentilezas, começou a acelerar as perguntas, privou-me do tempo de pensar nas respostas e mudou o tom de voz radiofónico para um mais expedito na vã tentativa de terminar o inquérito.
O Sol foi rompendo em entremeios de nuvens negras. Fez brilhar o chão molhado. Deu mais cor ao mundo, tingido de branco pelo granizo.
Os passarinhos voaram para onde lhes apeteceu e a voz incomodativa daquele interminável inquérito deixou de me aborrecer porque se quebrou a ligação.
Minutos volvidos torna a cantar o telefone. Hesito. Atendo... Não atendo...
Atendi. E aquela voz maçadora tem o desplante de se queixar de que eu tinha desligado!
A raiva ou fúria ou sei lá que era não me deixou falar. Emudecida, fiquei de repente contente da vida quando vi que os passarinhos voltavam para a árvore. Sorri comigo própria e desliguei o telefone.

4 comentários:

  1. Maravilhoso tema. Bem alusivo ao tempo que faz actualmente.Amei

    Beijo, bom fim de semana
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida. Um fim de semana radioso para ti! Beijinhos.

      Eliminar
  2. Bonito texto!
    Ligasse noutra hora, depois de os passarinhos irem embora...
    Bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Malik. Isto aconteceu de facto. Fez-me questionar a minha escala de importâncias e disponibilidades...
    Bom fds e beijinhos.

    ResponderEliminar